FESTIVAL DANÇA BRASIL POUSO ALEGRE
Dia 13 de Abril - Teatro Municipal Pouso Alegre - MG

 

 

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO 

 

I – QUEM SOMOS

 

Com o intuito de incentivar, estimular e visando ampliar o mercado da dança, o Festival Dança Brasil Pouso Alegre abre portas para estudantes e profissionais que tenham o propósito de reciclar e trocar suas experiências dentro do universo da dança inspirados artisticamente na busca do profissionalismo que envolve a arte.

 

II – DATA DO EVENTO / FORMATO

 

O Dança Brasil Festival Pouso Alegre acontecerá no dia 13 de Abril de 2025 na cidade de Pouso Alegre - MG

 

II - Dança Brasil Festival Pouso Alegre 2025 acontece em 02 formatos

A – Mostra não competitiva (recebem apenas certificado de participação)

B – Mostra competitiva (recebem medalhas, troféus e certificado de participação)

  

 III -  LOCAL

 

Teatro Municipal de Pouso Alegre - MG

Ingressos na bilheteria do Teatro no dia da apresentação a partir de R$70,00 (setenta reais), crianças a partir de 05 anos pagam ingresso, haverá ½ entrada para estudantes com carteira escolar e idosos a partir de 60 anos com RG.

 

IV – INSCRIÇÕES

 

As inscrições devem ser efetuadas até dia 30/03 de 2025.  Através do LINK DE INSCRIÇÃO
 

IV -1 O Diretor/Coreografo deve enviar a ficha cadastral devidamente preenchida com os dados da coreografia sendo 1 ficha completa para cada coreografia inscrita.

-a Cópia do RG de cada participante que deverá ser apresentada no check-in no dia da apresentação para distribuição das pulseiras, que devem ser preservadas ate o final das apresentações (havendo perda haverá um valor de R$150,00 para cada nova aquisição de credencial )

-b Cópia do comprovante de pagamento das coreografias inscritas

 

 

IV-2 Dados Bancários para pagamento das taxas de inscrição

Banco Itaú AG 1024

C/C 49904-6 – PIX 03010729/0001-37

Festival e Revista Dança Brasil

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITAS RESERVAS PARA INSCRIÇÕES.  AS ESCOLAS E GRUPOS SÓ SERÃO CONSIDERADOS INSCRITOS, APÓS O RECEBIMENTO DAS FICHAS DE INSCRIÇÕES COM O COMPROVANTE DE DEPÓSITO. 
 

IV-3 TAXAS

 

*Solo e Variação de repertorio (masculino e feminino) R$130,00 por coreografia – até 03minutos

*Duos e Pás de Deux R$240,00 (casal) – até 03 minutos

*Grand Pás de Deux de Repertorio R$290,00 (casal) – tempo da obra

*Conjunto a partir de 03 até 30 participantes R$98,00 (por participante, por coreografia) – até 05minutos salvo conjunto de ballet de repertório

*Para cada assistente/coordenador/coreógrafo será cobrada uma taxa de R$40,00 por pessoa

*As coreografias que ultrapassem o tempo limitem permitido serão desclassificadas
*Diretor isento da taxa de inscrição

 

V – CATEGORIAS

 

a – Kids – 06 a 11 anos 

b – Junior – 12 a 14 anos

c – Sênior – 15 a 17 anos

d – Adulto – a partir de 18 anos
e - 40+  /  a partir de 40 anos

 

VI – GÊNEROS E SUBGÊNEROS PARA AS CATEGORIAS KIDS - JUNIOR -  SENIOR E ADULTO

 

a- Ballet Clássico de Repertório

*Variação Masculino/Feminina, Pás de Deux, Grand Pás de Deux, e Conjunto

b-  Ballet Néo Clássico

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

c- Dança Contemporânea

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

d- Jazz (trabalhos que utilizem as linhas do Jazz – Modern Jazz, Street Jazz, Modern Jazz, Jazz Musical Contemporary Jazz entre outros)

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

e- Sapateado

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

f- Danças Urbanas

*Conjunto

g- Danças Populares / Folclóricas (Expressões ligadas a cultura de um povo, aos seus ciclos festivos e suas tradições)

*Conjunto

h- Criativa (Coreografias que contemplam gêneros diversos criadas para o grupo considerando o nível técnico do elenco)

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

i- Dança de Salão (Diversos tipos de ritmos de dança executadas por um casal)

*Duo e Conjunto.
j- Dança Acrobática
*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto.
k- Dança 40+

* Somente Conjunto.
 

VI-1 A alteração de elenco após sua inscrição só será permitida para o subgênero conjuntos, mediante solicitação por escrito.

 

VII- AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

 

a- As coreografias inscritas para participar, serão analisadas por uma banca de jurados composta por profissionais conceituados
b- Serão divulgados apenas as médias finais de cada coreografia e comentários dos jurados.

 

VI 1 – CLASSIFICAÇÃO

 

a- Primeiro lugar – Maior média acima de 9,0 (nove)

b- Segundo lugar – Média imediatamente inferior ao primeiro lugar, acima de 8,0 até 8,9 (oito a oito ponto nove)

c- Terceiro lugar - Media imediatamente inferior ao segundo lugar, acima de 7,0 até 7,9 (sete a sete ponto nove)
 

VI 2 – PREMIAÇÃO

 

a - Solos e Duos (pás de deux  e grand pás), classificados em 1º , 2º  e 3º  lugares recebem Medalhas e certificado de participação.
b - Os grupos premiados em primeiro lugar (conjunto)  estão automaticamente selecionados para se apresentar nos palcos abertos do 42º  festival de dança de Joinville, recebem ainda troféu e certificado de participação

a -2º e 3º  recebem troféus e certificado de participação

*As mostras avaliadas somente recebem certificado de participação.

*As premiações e indicações para prêmios extras ocorrem logo após o final das apresentações

VI 2a- Serão oferecidas bolsas de estudo (Atibaia Dance Camp, Internacional Faces Ocultas, Mostra Dança entre outros), Vale assinaturas Revista Dança Brasil e Vale Compras da Só Dança aos participantes que se destacarem no Festival Dança Brasil Pouso Alegre assim como passaporte para outros festivais, além de 01 jogo de piso linóleo (05 rolos 1,40x10m) para maior média geral em grupo (todos os prêmios serão determinados pela comissão julgadora).

 

VIII-CANCELAMENTO OU DESISTÊNCIA

 

a- No caso de cancelamento ou desistência os valores pagos não serão ressarcidos

b- O coreógrafo/diretor deverá encaminhar por e-mail uma carta de cancelamento do grupo até 01/04 de 2025.

 

IX- INFORMAÇÕES TÉCNICAS DE SOM E LUZ

 

a - A luz será única e geral para todos os grupos, apenas com Black out após a Reverênce que e obrigatória para todas as coreografias em grupo.

b- É obrigatório um representante do grupo na cabine de som/luz para orientação do técnico durante a apresentação

c- As músicas devem ser enviadas via e-mail no formato MP3 e, para segurança do grupo no dia da apresentação, estarem em um PENDRIVE caso aconteça algum problema no momento da apresentação

 

X- RECONHECIMENTO DE PALCO

 

a- O reconhecimento de palco será feito no dia da apresentação nos horários estipulados pela produção que será encaminhado ao grupo 02 dias antes do evento para organização do grupo/elenco

b- O não comparecimento do grupo durante o reconhecimento  de palco perde direito ao ensaio

*Após o reconhecimento os camarins devem ser imediatamente liberados para os próximos grupos e limpeza ao final dos ensaios
 

 

XI- DISPOSIÇÕES GERAIS

 

a - Todos os participantes devem manter silêncio nas coxias e camarins durante as apresentações de outros grupos (podendo o grupo/diretor ser punido).

b - Fica proibido transitar com figurinos fora do local de apresentação, sob pena de eliminação.

c-  Não serão permitidas apresentações com aves ou qualquer animal vivo, fogo, plantas e objetos que possam sujar o palco ou atingir a plateia. Fica proibido apresentação de nus, sob pena de eliminação do grupo ou participante.
d-  Não serão permitidas as apresentações com conjuntos musicais ao vivo. As músicas devem ser enviadas antecipadamente  no ato da inscrição no formato mp3 via email 
musica@dancabrasil.com.br ou www.dancabrasilfestival/musica  citando no e-mail o nome do grupo, nome da coreografia e nome da(o) solista. (É proibido utilizar música em celular).
e- Material cênico de pequeno porte deve ser colocados e retirados pelos elementos do grupo e terão 01m para colocar e retirar o cenário móvel (um representante deve estar na cabine de som/luz para orientar o técnico)

f- Não haverá maquinista sendo assim não podem ser utilizadas varas para adereços / cenários
g- Cada participante ou grupo deverá chegar impreterivelmente uma hora antes do horário de sua apresentação
h- Cada grupo deverá ter um coordenador para organizar o uso dos camarins que serão coletivos.
i- A ordem de entrada nos camarins observará a ordem de entrada em cena.
j- A comissão organizadora e staff não se responsabilizará por perdas de objetos e valores nas dependências do teatro/camarim ou por problemas médicos que possam ocorrer com os participantes durante o evento.
k- O uso da pulseira de identificação será obrigatório durante o evento para os bailarinos, diretores, coreógrafos e coordenadores. Havendo lugar na platéia essa será liberada aos participantes após sua apresentação, com uso das pulseiras de identificação.
l- As imagens dos solistas e grupos participantes do evento poderão ser utilizadas a critério da Dança Brasil para a divulgação de seus eventos. Na qualidade de responsáveis pelos inscritos, o coreógrafo e o diretor da entidade autorizam o uso de imagem do coletivo ou individual do participante, por meio de fotografia e filmagem, para venda e divulgação comercial, estando ciente que não cabe em nenhum momento reclamação alguma, indenização ou mesmo pagamento de valor antecipado ou posterior pelo uso de sua imagem.

m - Ao se inscrever entende-se que os menores de 16 anos, são autorizados pelos responsáveis ou pelo diretor do grupo ou escola a participar deste evento.
n- Não serão permitidas FILMAGEM OU FOTOS O EVENTO SERÁ REGISTRADO COM EXCLUSIVIDADE POR PROFISSIONAIS CONTRATADOS
o- O recolhimento de ECAD e SBAT deve ser realizado exclusivamente pelo grupo, escola ou diretor responsável de cada coreografia apresentada, sendo a organização do evento isenta de tais tributos e fiscalização.
p- O júri é reservado o direito de não conceder ou oferecer todos os prêmios anunciados.
q- Casos omissos serão analisados e julgados pela organização do evento.